22 de julho de 2019

Wallace Oliveira Trio

Foto: Bruno Morgado

O Wallace Oliveira Trio leva a versatilidade da guitarra portuguesa, instrumento tradicional do fado, para espaços da cidade de São Paulo, em quatro shows grátis, e ao 19º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP).

Formado por Wallace Oliveira na guitarra portuguesa, Sérgio Borges no violão de sete cordas e Adriano Busko na percussão, o trio toca na Casa de Cultura Ipiranga, no dia 21 de julho (domingo, às 16h), Centro Cultural São Paulo, no dia 16 de agosto (sexta, às 19h), Centro Cultural da Penha, no dia 21 de agosto (quarta, às 20h) e CEU Butantã, no dia 23 de agosto (sexta, às 20h).

A apresentação no Festival de Inverno de Paranapiacaba, município de Santo André,ocorre no dia 28 de julho (domingo, às 15h), no Palco Mercado, e ainda acompanham a fadista luso-brasileira Ciça Marinho no Palco Rua Direita, às 18h.

O espetáculo dá continuidade ao lançamento do álbum de estreia, "Nova" (2017). O programa do show inclui releituras que vão de Pixinguinha e Hermeto Pascoal a Fontes Rocha e Freddie Mercury, combinando virtuosamente choro, baião, frevo, guitarradas portuguesas e world music em uma narrativa musical que une o tradicional ao contemporâneo.

Após cada show na capital paulista, acontece um workshop com o público (exceto no dia 21/8, quando o mesmo acontece antes do show, às 15h). Os músicos e a produção abordam a trajetória do grupo, o lançamento do álbum e as turnês pelo exterior. Falam também sobre as peculiaridades da guitarra portuguesa e sua história, além de temas relacionados à produção musical e carreira artística. 

Entre as composições do álbum, o trio interpreta “Chamateia / Asa Branca” (Luis A. Bettencourt e Antonio M. e Souza / Luiz Gonzaga e H. Teixeira), “Se Ela Perguntar / Fado Lopes” (Dilermando Reis / Mário José Lopes), “Carioquinha” (Waldir Azevedo), “Bachianinha nº 1” (Paulinho Nogueira), “Tico-tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Love of My Life” (Freedie Mercury), “Variação em Ré Menor” (Fontes Rocha) e “Brasileirinho” (Waldir Azevedo). Completam o repertório, “Variação sobre o fado Pechincha” (Carlos da Maia), “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), “São Jorge” (Hermeto Pascoal), “La Partida” (Carlos Bonnet), “Variações em Lá” (Armando Freire), “Bate Coxa” (Marco Pereira), “Hallelujah” (Leonard Cohen) e “Um a Zero” (Pixinguinha), entre outras.