19 de julho de 2019

A Travessia de Maria e seu irmão João

Foto: Camila Picolo

Para não morrerem de fome, os pais abandonam seus filhos na floresta escura. Essa é a premissa do clássico João e Maria. Na recontagem imaginada por Neil Gaiman e premiada pelo 23o Cultura Inglesa Festival em 2019, a fome é causada pela guerra e a dupla de crianças, refugiados.

Em “A Travessia de Maria e seu irmão João”, que estreia no dia 3 de agosto no Teatro Cacilda Becker, a diretora Soledad Yunge, apostou na linguagem dos bonecos para começar a contar essa história: “no início da trama ainda existe paz e fartura e bonecos são manipulados para mostrar a poesia da infância e o brincar, que é interrompida pela guerra e o mundo dos adultos entra na história”, conta a diretora. Os bonecos, confeccionados por Carú Lima que é atriz da Cia. Arthur-Arnaldo, são de pão e foram panificados especialmente para a peça. Trabalhar com alimentos e com a realidade deles em cena foi um dos pontos de partida da concepção visual e simbólica da montagem. A equipe se inspirou nas obras do artista britânico Carl Wagner que cria paisagens apenas com alimentos e as fotografa. “Queremos que as crianças se encantem com as diferentes referências visuais dos elementos de comida e que pensemos juntos sobre todas as questões da produção e consumo de alimentos”, completa a diretora Soledad Yunge.

As atrizes Júlia Novaes e Luisa Taborda, se dividem nos papéis e na manipulação dos objetos de cena. Parceiras de longa data de outros espetáculos da Cia. Arthur-Arnaldo, as duas encaram o desafio de viver outro personagem icônico: a bruxa que vive em uma casa de doces. “É ótimo poder dividir o palco com a Luisa e divertir as crianças com as trocas de figurino, fazendo-as esquecer por uns instantes que somos apenas duas em cena”, diz a atriz Júlia Novaes.

A trilha sonora, especialmente composta para a montagem por Pedro Cury, acompanha a narração da história e conta com participações especiais de voz em off dos atores Guto Togniazzolo e Jackie Obrigon. O cenário da peça foi criado por Rafael Souza em parceria com o Estúdio Lava de Júlia Reis e Lucas Bueno, e os figurinos, inspirados em crianças refugiadas é de Rogerio Romualdo.

A temporada de "A Travessia de Maria e seu irmão João" vai de 3 de agosto até 01 de setembro de 2019, sábados e domingos às 16h, no Teatro Cacilda Becker.