31 de julho de 2019

Cine na praça


A programação do "Cine na Praça" do mês de agosto leva o ciclo Terra-Média à Praça Victor Civita, com sessões gratuitas de filmes que remontam o imaginário de terras antigas e cheias de histórias protagonizadas por mitos heróicos. As exibições ocorrerão entre 1º e 29/8, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, e contarão com um ingrediente especial: cada exibição será precedida de um episódio clássico da série ‘Caverna do Dragão’, desenho animado que embalou muitas das manhãs da criançada nas décadas de 80 e 90. Os filmes selecionados para o ciclo são ‘O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel’, ‘O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos’, ‘Excalibur’, ‘Coração Valente’ e ‘Conan, o Bárbaro’.   

Logo no dia 1º, a turma de Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby contará com a ajuda do Mestre dos Magos para combater o Vingador no episódio “A Noite Sem Amanhã”, em ‘Caverna do Dragão’. A história de ‘O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel’ (2001) aborda a união de hobbits, humanos, elfos, anões e magos na Sociedade do Anel, constituída para apoiar a destruição de um anel super poderoso criado por Sauron, o Senhor das trevas. Na semana seguinte, o longa-metragem a ser exibido é ‘O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos’ (2014), último da trilogia de mesmo nome que narra o conflito entre elfos, anões, homens, orcs e wargs para recuperar o tesouro que Smaug, o dragão, guardou durante eras. 

A partir do dia 15/8 filmes das décadas de 80 e 90 tomam conta da programação. Começando por ‘Excalibur’(1981), que tem roteiro baseado na lenda inglesa do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. No dia 22/8 está reservada para um ganhador de Oscar, o filme ‘Coração Valente’ (estrelado por Mel Gibson). O pano de fundo da obra é a Escócia do século  XVIII e a história mescla a vingança pessoal do protagonista e a libertação do povo local, que lutava contra o domínio inglês. O fechamento do ciclo Terra Média terá ‘Conan, o Bárbaro’ (1982), que conta mais uma história de vingança, desta vez direcionada ao feiticeiro Thulsa Doom, algoz do povo de Conan (Arnold Schwarzenegger). Ex-escravo dos comandados de Doom, o protagonista desenvolve uma enorme força física para enfrentar os seguidores do feiticeiro.