26 de julho de 2019

Projeto Revide

Foto: Leekyung Kim

Fruto de uma pesquisa iniciada na oficina de verbatim, o "Projeto Revide" estreia no dia 3 de agosto, no Teatro Cacilda Becker. O texto, que investiga a violência no Brasil, é assinado por ele e por Letícia Sobral. 

Para compor a dramaturgia, foram feitas mais de 50 entrevistas com pessoas de diferentes lugares, origens e profissões, tentando compreender as raízes dessa questão que sempre fez parte do nosso cotidiano. O espetáculo reproduz depoimentos de pessoas como uma aposentada que não sai mais de casa, um ex-integrante de uma facção criminosa, um policial condecorado duas vezes, uma deputada que pretende armar a população, um ex-viciado que esfaqueou a mulher e um jovem sonhador que vive na região mais violenta da cidade.

Essas histórias formam um painel do atual cenário da violência no Brasil. Entrelaçando entrevistas com fatos históricos, a peça desarquiva alguns casos que marcaram a trajetória do nosso país, lançando um olhar sobre uma questão que sempre fez parte do nosso cotidiano. Pontos de vista inusitados e surpreendentes convidam o espectador a refletir sobre os motivos que fazem do Brasil um dos países mais violentos do mundo.

O espetáculo é uma das ações previstas em um projeto contemplado pela 1ª edição do Prêmio Cleyde Yáconis em 2018.