6 de fevereiro de 2009

Antes...


“Antes do amanhecer” e “Antes do pôr-do-sol” são excelentes filmes. Recomendaria assistir primeiro o romance “Antes do amanhecer” e na seqüência o “Antes do pôr-do-sol”. Um é continuação do outro, mas uma continuação passada depois de longos 9 anos. E com o mesmo diretor e atores. Os dois romances foram dirigidos por Richard Linklater e contracenados pelos atores Ethan Hawke e Julie Delpy.

Em “Antes do amanhecer”, Jesse e Celine se conhecem num trem na Europa, mas fazem todos os momentos valerem à pena. Aqui, Ethan Hawke e Julie Delpy interpretam jovens nos seus vinte e poucos anos que se identificam imediatamente e decidem explorar Viena juntos. Nessa pegada, o amor é o destino deles.

Já em “Antes do pôr-do-sol”, a magia está no reencontro desses personagens. De tanto tempo afastado, eles não parecem mais estranhos se encontrando por acidente, e sim, agora em Paris, tendo uma chance de descobrir se o primeiro encontro acidental teria dado certo. O único problema é que eles têm apenas algumas horas para decidir se devem ficar juntos. No final do filme, tem aquele gostinho de quero mais. E agente fica com aquela certeza de que mais uns 10 anos e seremos presenteados por mais uma terceira versão.

Os filmes são histórias românticas atemporais de dois corações e duas mentes hesitantes, cuja poderosa conexão desafia o tempo e o espaço. Não é um filme fácil de encontrar, mas vale à pena encomendar e comprar.