20 de novembro de 2018

XI Mostra de Teatro de São Miguel Paulista

Foto: Divulgação

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro e 1º e 2 de dezembro, acontece na zona leste de São Paulo a XI Mostra de Teatro de São Miguel Paulista com apresentações na Praça Fortunato da Silveira (popularmente conhecida como Praça do Morumbizinho, na Vila Jacuí) e Praça Guanambi (Parque Cruzeiro do Sul), ambas localizadas bairro que dá nome à mostra.

A programação (grátis) é diversificada, compondo um painel do teatro de rua nacional ao reunir grupos do nordeste, sul e sudeste, incluindo companhias da capital, região metropolitana e interior paulista. A programação traz ainda participação de artistas populares da região - Andrio Cândido e Rafael Carnevalli - que, entre um espetáculo e outro, fazem intervenções poéticas, seja declamando ou lançando livros. O ator e palhaço J.E. Tico faz as mediações durante os eventos.

Na Praça Fortunato da Silveira, apresentam-se os grupos paulistanos Teatro de Rocokóz (Lovistore às Avessas), Arte Negus (Ambulante), Cia. Paulicéia & Cia. do Miolo (Relampião), Nativos Terra Rasgada (O Grande Pequeno Circo do Berinjela), Núcleo Teatral Opereta (Almas Peregrinas) e Cia. Novos Atores (Lisístrata-S). Completando a programação, Cia1Péde2 (Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda), de Campinas (SP); Arte e Riso (Meu Nome é Zé), de Umarizal (RN); e Grupo Teatro de Caretas (Final de Tarde) de Fortaleza (CE).

A Praça Guanambi recebe o segundo final de semana da programação com os grupos: Exercito Contra Nada (El General), Brava Companhia (Show do Pimpão) e Teatro Contadores de Mentira (Rito Anti-carnificina), de São Paulo, além do grupo gaúcho Ritornelo(Faixa de Graça), do capixaba Circo Teatro Capixaba (Palhaços: Patifes ou Herois?) e, fechando a Mostra, o pernambucano Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel (Polo Marginal – Opereta de Rua).