29 de novembro de 2018

Transversando

Foto: Divulgação

No dia 29 de novembro, em consonância com o Mês da Consciência Negra, o projeto Transversando do Sesc Belenzinho recebe Candy Mel, cantora transgênera negra, para um bate-papo musical. O encontro, que acontece na Comedoria da unidade, às 20 horas, com entrada grátis, tem ainda participação da cantora angolana Jéssica Areias.

O Transversando convida personalidades do mundo LGBTQI para falar sobre suas trajetórias como ícones de resistência, inseridas na cultura contemporânea. Os depoimentos e as conversas, sempre abertos ao público, são alternados com música ao vivo de artistas que acompanham essas experiências.

Candy - ex-integrante da Banda Uó, na qual permaneceu de 2011 a 2018 - fala de sua trajetória artística, evidenciado sua condição de genro e raça. A intérprete fala também sobre a luta para conseguir retificar nome e gênero em sua certidão de nascimento e documentos oficiais, bem como a simbologia de ter sido a primeira mulher trans a estrelar a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre câncer de mama, em 2015.

Candy Mel divide seu tempo entre a carreira musical, uma coluna da revista Quem e o programa Estação Plural, que apresenta junto com Ellen Oléria e Fefito, desde março de 2016, na TV Brasil. Ao lado da Banda Uó, fez importantes parcerias, entre elas, MC Catra (Catraca), Preta Gil (Nêga Samurai), Luiz Caldas (Beija-flor e O Quê que Essa Nega Quer) e Karol Conka (Dá1Like).