6 de novembro de 2018

O Eterno Retorno

Foto: Lenise Pinheiro

O questionamento sobre o lugar da arte e do artista na contemporaneidade é um dos motes de "O Eterno Retorno", com direção de Sérgio Ferrara. O espetáculo, apresentado na ocasião em que o dramaturgo paulistano Samir Yazbek celebra seus 30 anos de carreira, estreia no dia 9 de novembro no Sesc 24 de Maio. O elenco é formado por Carlos Palma, Gustavo Haddad, Helô Cintra Castilho, Luciano Gatti e Patricia Gasppar.
O dramaturgo impõe-se novos desafios ao explorar territórios não habituais, sem abdicar da rigorosa investigação sobre as relações entre o artista e a sociedade em que ele vive. "O Eterno Retorno" é uma das obras que integram esse momento de “virada”.
É uma obra que deixa muito clara sua intenção de investigar as implicações, paradoxos, contradições e questionamentos que envolvem o lugar da arte e – claro – do artista no presente tão conturbado e controverso em que vivemos. Uma peça de teatro que não pretende encontrar respostas ou desvendar zonas nebulosas; ao contrário, uma tentativa de tradução poética da presença de um ser atônito, assombrado, imerso nos impulsos desordenados que o invadem na busca de um sentido para “estar e ser no mundo”.
Da literatura para a dimensão viva “ao vivo”, o espetáculo é um convite e uma provocação de alta voltagem que estimula uma encenação vibrante, voltada a uma indisciplinada relação entre linguagens, somada à inquieta experimentação do trânsito entre personagens, personas e a identidade dos intérpretes.
O Sesc 24 de maio fica na Rua 24 de Maio, 109 - SP. Abaixo as sessões da temporada:
Sessões únicas: sexta dia 9/11 às 21h (estreia), sábados às 21h e domingos às 18h.
Sessões duplas: sextas dias 16, 23 e 30/11, às 18h e 21h.
Às sextas-feiras, às 18h e às 21h (exceto no dia 9, que tem sessão apenas às 21h); aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 18h.