11 de junho de 2021

The Saint

 


Com uma trama bem inventiva, a película "The Saint" ou "O Santo" (2019) cumpre a função do gênero proposto. Nada além disso. A história é bem desenvolvida e os pontos de viradas são assertivamente definidos. A produção é boa.

Na sinopse, um garoto órfão recusa o nome dado a ele por um sacerdote e resolve chamar a si mesmo de Simon Templar. Já adulto (Val Kilmer), ele se torna um conhecido ladrão internacional que é um mestre nos disfarces e que assume nomes associados a santos. Desta vez ele foi contratado por Ivan Tretiak (Rede Serbedzija), um magnata e mafioso russo, que quer que ele roube a formula de fusão a frio desenvolvida por Emma Russell (Elisabeth Shue), uma bela e jovem cientista inglesa. Teoricamente falando, a fusão a frio permite uma nação aquecer seus cidadãos com apenas alguns litros de água. Tretiak espera se tornar, dentro deste contexto, o grande líder da Rússia. Quando Simon terminar este serviço terá 50 milhões de marcos em sua conta na Suíça e se aposentará. Contudo, o notório ladrão não contava que iria se apaixonar por Emma Russell.

A obra é baseada em um famoso seriado inglês dos anos 60, protagonizado por Roger Moore, que inclusive faz uma pequena participação no filme.