15 de junho de 2021

Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar

 

Foto: Rodrigo Spina

Em 2015, a Cia Os Barulhentos estreava no teatro o espetáculo "Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar", de Matéi Visniec, com direção de Rodrigo Spina. Os artistas optaram – após bem-sucedida montagem de Muito Barulho Por Nada, de W. Shakespeare - por um autor contemporâneo que trata de questões atuais como a solidão e a falta de escuta entre nós.


Tons de cinza, branco e preto cobriam todo o palco, o cenário, os atores e os figurinos, trazendo uma completa ausência de cores que invadia a vida dos personagens e do espectador. Neste ano, a obra ganhou o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo e o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Direção


O espetáculo virou filme. A película estreará no dia 17 de junho pelo Youtube do SESI. 


O filme retrata o deserto contemporâneo existente nas relações humanas: seja em aspectos da vida privada, como um casal revendo seu relacionamento após uma relação sexual, seja em aspectos políticos, como uma mãe que deseja atravessar certa fronteira com seu filho e é impedida por não ter um documento válido.


Para o filme, o diretor Rodrigo Spina manteve os intérpretes com caracterização totalmente em tons de cinza, porém, o cenário, desta vez, será a própria cidade – o mar, uma linha de trem, um bar – pulsante e viva, o que chega a dar a sensação de que as fotos foram feitas com chroma key ou são montagens trabalhadas em Photoshop.  


“Reproduzimos a peça com as cenas curtas gravadas pela cidade, causando um estranhamento estético do preto e branco no fundo colorido e pulsante. Tentamos também colocar uma lupa nas questões humanas dessas figuras. Os problemas, sejam eles do macro político quanto do microcosmo de cada indivíduo, são camadas que estão sendo trabalhadas no mesmo nível, pela escolha estética e pela dramaturgia”, diz o diretor.


A temporada on-line acontece de 17 a 27 de junho, exibição full time pelo Youtube do SESI: https://youtube.com/c/SesiSãoPauloOficial. Além disso, terá uma Live no dia 19 de junho, sábado, das 17h às 18h, com o diretor e elenco.