26 de outubro de 2020

Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor

 

Foto: Divulgação

André Sampaio lança “Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor” pela Riemma Editora. Com ilustrações de João Victor Sampaio, o livro faz um mergulho no estudo da tradição oral na construção cultural no Brasil, já que durante muitos anos a oralidade foi utilizada como perpetuadora e disseminadora da história e da cultura afro-brasileira e brasileira. O autor elegeu três autoras significativas da cultura afro-brasileira: Mãe Beata de Yemonjá, Conceição Evaristo e Fabiana Cozza


A primeira, já falecida, autora de “Caroço de Dendê”, um grupo de minicontos que lembram as fábulas de Esopo e de La Fontaine, só que nos moldes africanos. Mãe Beata de Yemonjá é uma “Griot” (pessoa que preserva e transmite conhecimentos, histórias, canções e mitos de seu povo).

Já com Conceição Evaristo, o livro aborda o romance “Ponciá Vicêncio”, uma história comovente sobre uma menina/mulher que busca a sua própria identidade dentro de uma sociedade marcada pelo ranço colonial. Ponciá Vicêncio lembra todas as mulheres negras do Brasil, que lutam diariamente por um espaço justo dentro da sociedade.  

E por fim, o livro traz Fabiana Cozza, cantora e autora que ultrapassa os limites impostos pelo social, provando que ser brasileiro é fazer parte de inúmeras culturas distintas. Fabiana transita pelas rodas de samba da mesma maneira elegante que desfila pelos corredores acadêmicos do Brasil. Fabiana é o resultado da luta constante de gerações afro por uma real democracia.

O livro ainda traz um capítulo teórico que antecede a análise das três autoras. Propõe-se então um mergulho na História, na Sociologia, na Filosofia, na Literatura, na Antropologia e na Teologia para a busca pelo entendimento do universo em que cada autora se encontra. Para isso, o autor lança mão das teorias de Paul Zumthor, Walter Benjamin, Stuart Hall e Hommi Bhabha, entre outros.  


O lançamento acontece no dia 29 de outubro às 19h na Casa de Cultura Os Capoeira
Rua Belmiro Braga, 186 - Pinheiros - São Paulo. Serão recebidos grupos divididos nos horários: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h.