16 de outubro de 2020

Inside Out

 


Para fechar a semana do Dia das crianças, indico a animação "Inside Out" ou "Divertida Mente" (2015). A animação é encantadora e tem uma excelente construção de personagens e mundo. A história é repleta de significados, emociona e prende a atenção da audiência do inicio ao fim. Uma delícia para entreter adultos e crianças.

Na trama, Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Algumas curiosidades: Os roteiristas consideraram até 27 emoções diferentes, mas decidiram por cinco (Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva) para tornar o filme menos complicado. Quando uma Emoção interage com o console principal, o local é tingido com a respectiva cor da Emoção. E, por fim, mas não menos importante, este é o primeiro longa-metragem da Pixar, onde o departamento de câmera começou a modelar as lente definas para serem usadas como ferramentas virtuais, neste caso, a Cooke S4 e o Arri / Zeiss Ultra Primes. Eles filmaram com lentes de distorção em cada tomada, e importaram os dados no sistema específico. Os Cookes foram usados para fotografar o mundo real, os Ultra Primes para a mente. Confira o trailer!