27 de outubro de 2020

Anne Bogart

 

Foto: Arquivo pessoal

O diretor teatral Fabiano Lodi entrevista, no dia 29 de outubro às 19h, a diretora norte-americana Anne Bogart, aclamada internacionalmente pelo trabalho na SITI Company e pelo uso da técnica dos Viewpoints em seus processos criativos. Esta é a primeira vez que Bogart concede uma entrevista pública, em vídeo, no Brasil.

 

O evento dá sequência a uma série de lives sobre Viewpoints e Método Suzuki, conduzidas por Fabiano Lodi, nos meses de agosto e setembro. A live, gravada em inglês, tem transmissão pela plataforma Zoom com legendas em português. Os interessados devem fazer inscrição grátis pelo canal Mais Cultura no site da Poiesis. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição (aqui).

 

Com uma extensa e premiada trajetória, Bogart promete compartilhar suas experiências como diretora teatral em diferentes contextos, enfatizando a relevância das práticas teatrais de treinamento, bem como as ações artísticas e formativas realizadas pela SITI Company (Saratoga International Theater Institute), companhia teatral fundada em 1992, nos Estados Unidos, em parceria com o diretor japonês Tadashi Suzuki.

 

A visibilidade conquistada por Anne Bogart com os espetáculos que dirigiu - mesmo antes de fundar a companhia - se dá, em grande parte, pela articulação da técnica dos Viewpoints. Criada originalmente, nos anos 1970, com o nome Six Viewpoints pela coreógrafa Mary Overlie, falecida em junho de 2020, essa técnica desenvolve qualidades artísticas que misturam referências de diferentes linguagens (especialmente dança e teatro) para que a criação nas artes da cena aconteça de forma colaborativa.