23 de agosto de 2018

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Foto: Dani Gurgel

No dia 24 de agosto, sexta, às 21h, o inusitado duo de voz e baixo Vanessa Moreno & Fi Maróstica apresenta seu novo CD, Cores Vivas, no Teatro do Sesc Belenzinho. O disco é formado por canções de Gilberto Gil, uma homenagem que explora a riqueza do repertório do compositor em diferentes coloridos timbrísticos, apresentando novidades nas diversas possibilidades dessa inusitada formação.

Cores Vivas (2016) – que tem participação especial das cantoras Fabiana Cozza e Rosa Passos, e produção musical assinada por Swami Jr. - veio após o sucesso do disco Vem Ver, lançado em 2013, que lhes rendeu shows pelo Brasil e exterior. O duo explica que a ideia de fazer essa homenagem a Gil veio da afinidade com sua obra: “Gil sempre nos encantou pela brasilidade, expressividade e diversidade de sons, ritmos e estilos que ‘colorem’ seu repertório”. Entre as 11 faixas há clássicos como Palco e Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outras menos conhecidas como Onde o Xaxado Tá (parceria com Rodolfo Stroeter) e Cores Vivas, que dá nome ao disco.

Por meio de pesquisas sobre a música regional brasileira, influências do jazz e da música erudita, o duo de baixo e voz Vanessa Moreno & Fi Maróstica apresenta uma rica mistura ao adaptar e criar arranjos que exploram a riqueza rítmica, melódica e harmônica que esta formação propicia. O resultado é uma atmosfera sonora ímpar que traz aspectos inovadores, tanto no instrumental como no composicional, ao explorar tantas sonoridades pelas mãos e pela voz de apenas dois integrantes.

O duo nasceu em 2010, no VII Botucanto - Festival Botucatuense da Canção, concretizando a afinidade musical por meio da ousada formação que estreou coroada pelos prêmios de Melhor Intérprete (Vanessa Moreno) e Melhor Instrumentista (Fi Maróstica). Logo foram apadrinhados pela cantora Rosa Passos, sendo convidados em seus shows, e Rosa também assinou o texto de apresentação do primeiro CD de Vanessa Moreno & Fi Maróstica, Vem Ver. O disco, que teve participação do guitarrista Chico Pinheiro, do cantor Sérgio Santos, do multi-instrumentista Zé Pitoco e do percussionista Ari Colares, ganhou versão japonesa e foi um dos destaques da música brasileira em Tóquio. Com repertório de autores da cena independente e composições próprias, entrou para a lista dos 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira do site O Embrulhador. O duo já fez shows em Portugal, na Espanha, na Holanda e em importantes espaços de Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1000 - São Paulo.