Foto: Divulgação
O projeto Salve Samba! do Sesc Belenzinho apresenta o sambista Serginho Madureira com participação especial de Moacyr Luz, no dia 24 de agosto, sexta, às 21h30.
Paulistano da zona leste, Serginho integrou os grupos Fora de Série, Clínica Geral e Fundo de Quintal, além de ser autor de dezenas de músicas que foram gravadas por nomes como Leci Brandão, Os Originais do Samba, Revelação, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Leandro Sapucahy, entre outros.
No show no Sesc Belenzinho, o artista interpreta composições próprias de seu primeiro CD, Deus É Quem Ilumina, lançado em 2001. Além da música-título, destaque para Mulher Bicuda, Sexta-feira, Labirinto, Muito Mais Que Perfeito, Malandro Já Nasce Malandro e Saudade, entre outras.
Serginho começou a tocar guitarra aos nove anos, na Igreja. Pela falta de apoio familiar à carreira de sambista, ele saiu de casa aos 14 anos para seguir a vocação. Começou como músico instrumentista, acompanhando grupos, entre eles Negritude Jr., RG Samba, Royce do Cavaco e Fora de Série (formado por mulheres), além de ter sido diretor musical da banda de Almir Guineto, por 10 anos. Em 2007, passou a integrar a banda do Fundo de Quintal, conde permaneceu por quatro anos e fez turnês internacionais. O artista afirma que suas influências vieram dos mestres Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e Almir Guineto, sendo este último responsável por despertar nele o interesse pelo ato de compor, na época em que moraram juntos em São Paulo.
A partir de 2008, Serginho Madureira passou a se dedicar à carreira solo que resultou no disco "Deus É Quem Ilumina" em 2011, que traz canções em parceria com Almir Guineto, Serginho Meriti, Ronaldinho, Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde e Bruno Madureira, seu filho.
O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1000 - São Paulo.