21 de setembro de 2021

Pequod

 

Foto: Cristina Jatobá

O projeto, vencedor na categoria “Prêmio por Histórico de realização em Teatro" no edital viabilizado pelo Proac, através da Lei Aldir Blanc, resulta na montagem inédita com o Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis, que apresentará curta temporada em formato online, com gravação transmitida ao vivo no Teatro Sérgio Cardoso Digital


A estreia será no dia 24 de setembro e o espetáculo ficará em cartaz de sexta à domingo, de 24/09 a 10/10, sempre às 19h00. No dia 10 de outubro, após a última apresentação do espetáculo, haverá um bate-papo ao vivo e online, com o diretor e dramaturgo Mário Bortolotto. Os ingressos para a temporada são gratuitos!!! 


Em “Pequod” Bortolotto assina o texto e direção, além da sonoplastia, e integra o elenco ao lado dos atores Nelson Peres, Fernando Castioni e Rebecca Leão. A concepção da luz do espetáculo é do experiente iluminador Caetano Vilela. A cenografia realista, que traz a cabine de um barco ancorado, é criação dos irmãos Mariko Ogawa e Seiji Ogawa. As filmagens para a versão em vídeo ficarão sob a coordenação do experiente diretor de fotografia Cauê Angeli (“GIG - A Uberização do Trabalho”, “Jaci”, entre outros). 

 

O espetáculo encerra uma trilogia dos irmãos Nando e Maurício, personagens que apareceram pela primeira vez no texto “Fica Frio”, encenado em 1989, e retornaram posteriormente com a peça “Tempo de Trégua”, encenada no ano 2000. Mário Bortolotto também atuou e dirigiu nas duas primeiras peças, na trilogia que levou 32 anos para se concluir. Apesar de ser uma peça com temática linear, o público não precisa ter visto as primeiras para acompanhar “Pequod - Só os Bons Morrem Jovens”, ela tem força dramatúrgica por si só. 


“Quando escrevi a primeira peça, não pensava em escrever uma segunda com os mesmos personagens. E quando escrevi a segunda, não pensava em escrever a terceira. Mas mais precisamente em relação à terceira, é uma ideia que tive há alguns anos e ela só veio amadurecendo.” - comenta Mário Bortolotto.