9 de setembro de 2021

O Ovo da Cuca

Foto: Ricardo Avellar

Desembargadores do Furgão estreia “O Ovo da Cuca” em formato presencial na Virada Sustentável. O solo da atriz Ana Pessoa estreia no Centro Cultural São Paulo e instiga o público a refletir se ainda temos alguma liberdade para criar pensamentos próprios, mesmo diante de tantos monitoramentos, manipulação de notícias e mau uso de ferramentas tecnológicas.


No dia 10 de Setembro , às 18:30, o grupo Desembargadores do Furgão participa da 11ª edição da Virada Sustentável com a estreia presencial do espetáculo. A apresentação será gratuita e realizada no foyer (Espaço Flávio Império) do Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000, ao lado da Estação Vergueiro do metrô em São Paulo – SP.


Embalada pela trilha sonora de um violoncelo, “O Ovo da Cuca” é uma peça que transita pelas linguagens do Teatro e da Dança.  Bonecos alegóricos e máscaras formam uma sequência de imagens que retratam aspectos da liberdade, convidando o público a refletir sobre tantos processos complexos pelos quais a Humanidade passa na atualidade.


Como se fosse um portal de nascimento ou até uma passagem para um mundo paralelo, uma caixa artesanal de madeira e metal estacionada em um espaço vazio é o portal de onde irão emergir diversos seres simbólicos que, ao se relacionar com o público, irão surpreender através de imagens e sensações. 


Um olho que tudo vigia observa as máquinas e prisões de um mundo regido pela alta velocidade, pelo consumo de imagens, pessoas, informações. A reprodução de discursos vazios e as opiniões formadas por tantas imposições, preconceitos, falsas informações. Humanos-massa, em massa.


“Em um mundo moderno, porém totalmente vigiado e monitorado, qual seria o significado da real liberdade? Diante de um cenário mundial repleto de discursos prontos, opiniões enlatadas, manipulação diária de notícias, robôs produtores de conteúdo e as tão faladas fake news, será que ainda possuímos a capacidade de distinguir verdadeiramente o que é um pensamento nosso e o que nos foi imposto a pensar?”, comenta Ana Pessoa, do grupo Desembargadores do Furgão.


Mais informações: facebook/desembargadoresdofurgao ou www.instagram.com/desembargadoresdofurgao .