8 de outubro de 2019

Tio Ivan

Foto: Hernani Rocha

A Oficina Cultural Oswald de Andrade abre novamente suas portas para o espetáculo imersivo Tio Ivan, vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Grupo de 2018 pelo júri popular.  Tio Ivan ficará em cartaz de 12 de outubro a 14 de dezembro, sempre aos sábados, em duas versões: versão diurna, às 15:30h; e versão noturna, às 18h.

Escrito em 1897, o texto O Tio Vania, do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904),  permanece atual. “Diversos problemas sociais da Rússia mencionados na peça, infelizmente, ainda podem ser percebidos hoje no Brasil: a necessidade de trabalhar para os outros até o fim de nossas vidas, a desvalorização do professor e do pesquisador acadêmico, a destruição das florestas e extinção de animais, o assédio sofrido pelas mulheres, as péssimas condições da saúde pública, a falta de integridade e de espírito de sacrifício da humanidade. É surpreendente! Ouvindo os diálogos, é difícil acreditar que eles tenham sido escrito há mais de cem anos e na Rússia! Em diversos momentos, o texto poderia, perfeitamente, estar se referindo ao Brasil de 2019”, diz Adriana Câmara, diretora do espetáculo e autora da adaptação do texto.

Na adaptação Tio Ivan, a ação foi transferida de uma fazenda russa para uma região rural paulista no início da República Velha. Na trama, o velho professor aposentado Alexandre muda-se, com sua segunda esposa Helena, para a fazenda da sua falecida primeira mulher e cujos rendimentos sustentaram sua vida no Rio de Janeiro até então. Ivan, que administra a fazenda junto com sua sobrinha Sônia, filha do primeiro casamento do professor, passam a orbitar ao redor da fascinante e ociosa Helena, que, de repente, vê-se encantada por Miguel, o médico da família, um ecologista fervoroso e praticante, por quem Sônia é apaixonada há vários anos. Alexandre sofre de gota e, longe de suas atividades profissionais, sente-se isolado e exilado. Ivan arrepende-se por ter passado tantos anos de sua vida admirando o professor, que agora despreza, e seu ódio chega ao ápice quando Alexandre anuncia sua intenção de vender a fazenda, para que possa voltar a viver na Capital com os rendimentos que obterá ao investir o valor da venda.