23 de outubro de 2019

Sob Ataque

Foto: Divulgação

Agendem-se para a exposição "Sob Ataque" que será lançada no próximo dia 26/10 às 11h na Casa da Imagem. A mostra, idealizada pelo coletivo Garapa, recorre aos bombardeios da Revolução Paulista (em 1924) ao bairro dos Campos Elíseos para trazer ao presente uma reflexão sobre outras bombas - simbólicas e reais - que afetam o bairro paulistano até os dias de hoje.

No início do século 20 uma bomba explodiu na Rua Helvetia, número 2. Ocorria a Revolução Paulista de 1924, também chamada de ‘a revolução que São Paulo esqueceu’: um levante tenentista duramente reprimido pelas tropas fiéis ao governo.  Depois de 23 dias de bombardeios que atingiram principalmente a população civil, os jornais comemoravam a vitória da legalidade e o sufoco da revolução. Um século depois, sob a justificativa de manter vigente a mesma legalidade, muitas outras bombas, reais e simbólicas, têm explodido sobre aquele mesmo território, impactando principalmente os mais vulneráveis. 

O projeto mapeia, a partir da fotografia do imóvel da Rua Helvetia, 2, bombardeado durante a Revolução, outras explosões e eventos de violência ocorridos naquele espaço desde então. Para tal, o coletivo, que tem reconhecida produção fotográfica nos campos das artes visuais e do documentarismo, emprega um misto de técnicas e abordagens, utilizando desde a coleta de material imagético histórico até a criação de imagens fotográficas sobre o território em foco.