14 de outubro de 2019

Commune: 15 Anos

Foto: Binca Vasconcellos

Considerada patrimônio imaterial de São Paulo desde 2015, a Commune celebra sua trajetória com o lançamento do livro “Commune: 15 Anos” em um evento que acontece dia 17 de outubro, às 20h, no Teatro Commune (Rua da Consolação, 1218, ao lado do metrô Higienópolis – Mackenzie – Linha 4 – Amarela). A cerimônia ainda tem um coquetel, uma exposição de fotos na galeria do espaço, exibição de vídeos e um bate-papo com participação de Augusto Marin, Michelle Gabriel (cofundadora da trupe), Andre Lemes, Célio Turino, Antonio Carlos de Moraes Sartini, Antonio Neto, André Sturm, Esther Góes, Carlos Meceni, Paulo Pelico, Antonio Martins, Lilian Amaral e outros convidados.
Sob autoria e organização de Augusto Marin e redação e revisão de Edileuza Pereira, Liniane Haag Brum e Rose Araújo, a publicação registra todo o processo de criação, pesquisa e formação da companhia, além da construção de sua sede, o trabalho de formação de jovens aprendizes e de espectadores e o diálogo com outros grupos do Brasil e do mundo. Com tiragem de 500 exemplares, o livro será distribuído gratuitamente no teatro e enviado para bibliotecas públicas, escolas de teatro, grupos, teatros, órgãos públicos, pontos de cultura e outros espaços culturais.
 “Ao longo de 15 anos de trajetória, a Commune tornou-se um importante núcleo de pesquisa, produção, formação e intercambio teatral na cidade de São Paulo, com foco na linguagem das máscaras, na formação de jovens espectadores, no uso da improvisação, na comicidade física e na montagem e adaptação de obras clássicas. O livro trata da continuidade de uma proposta estética que investiga os cruzamentos e sobreposições entre a tradição da Commedia Dell’Arte e os matizes e personagens do teatro popular brasileiro, que coloca em prática um diálogo entre o saber erudito e o saber popular, na qual a poética resulta de um olhar crítico sobre a realidade”, explica Augusto Marin, diretor da companhia e um dos organizadores da publicação.