17 de outubro de 2019

Homenagem ao Centenário de Nascimento de Claudio Santoro

Foto: João Caldas

No dia 19 de outubro às 20h, o Centro de Música Brasileira fará uma Homenagem ao Centenário de Nascimento de Claudio Santoro com recital de Patrícia Endo no canto e Alessandro Santoro ao piano. Apresenta-se ainda o pianista Fábio Luz. A série acontece no Centro Brasileiro Britânico e é gratuita.

Patrícia Endo é bacharel em canto com especialização em vários países: Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Hungria e Itália. Alessandro Santoro é filho do compositor e mestre em piano pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Gravou 20 CDs. É professor de cravo e baixo contínuo na TOM Jobim – Escola de Música de São Paulo (EMESP).

Claudio Santoro nasceu em Manaus, foi para o Rio de Janeiro estudar ainda jovem. Aos 18 anos já era professor adjunto da cátedra de violino do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Estudou com Hans-Joachim Koellreutter, integrando o grupo Música Viva, no Brasil, e com Nádia Boulanger, em Paris/FR. Santoro foi professor fundador do Departamento de Música da Universidade de Brasília e em 1979 fundou a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da qual foi regente titular até sua morte em março de 1989.  

Fabio Luz fará um repertório dedicado aos passarinhos, várias obras remetem aos sons de pássaros como de Ernesto Nazareth, Osvaldo Lacerda, Villa-Lobos e Vitor Marques.