20 de agosto de 2019

Zibaldone

Foto: Gal Oppido

Versos, prosa e diálogos que se tornaram mundialmente conhecidos de Giacomo Leopardi (1798–1837) poeta, ensaísta e filólogo italiano, considerado o maior poeta italiano do século XIX e um dos maiores do romantismo literário ocidental ganham as vozes de Adriana Londoño e Clovys Torres no palco da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em encenação inédita de Aimar Labaki. Estreia temporada na Oswald, d21/8 a 12/9 - quartas e quintas-feiras às 20h.

O espetáculo é uma experiência teatral radical sustentada apenas na palavra do poeta e no corpo dos atores. Sem recursos de luz ou trilha sonora, num espaço cênico que leva os espectadores ao palco, os atores usam a dança, o teatro, a performance e a poesia para articular, por meio dos textos de Leopardi questões de qualquer ser humano no início do século 21: amor, morte, poder. “É poesia dita ao pé do ouvido”, diz Labaki.

“Buscamos um contraponto entre a ideia de crítica à modernidade presente na obra de Leopardi e a realidade concreta de dois atores imersos em tal modernidade. Não se trata de um retrato do artista, nem tampouco de uma suficiente visita à vastidão de sua obra, mas da procura da atualidade de sua poética por meio do diálogo com a cena contemporânea no que ela tem de busca de essencialidade no corpo dos atores, e na palavra ao mesmo tempo poética e épica da dramaturgia de nossos dias.

Leopardi não é um pretexto. Mas também não é o único em cena. O que queremos é trazê-lo para hoje – sem alterar suas palavras – torná-lo interlocutor da cena e do espectador contemporâneos. Deixar que suas palavras fluam pelo corpo do ator para poder dialogar com a vida dos espectadores”, acrescenta Labaki.