28 de agosto de 2019

Quarto 19

Foto: Cris Lyra

"Quarto 19", espetáculo solo de Amanda Lyra construído a partir do conto No Quarto Dezenove (To Room Nineteen), da escritora britânica Doris Lessing (1919-2013), prêmio Nobel de Literatura em 2007, reestreia dia 06 de setembro no Teatro Eva Herz. A direção é de Leonardo Moreira, dramaturgo e diretor da Companhia Hiato, de São Paulo.

O conto "To Room", publicado pela primeira vez em 1963, conta a história de uma mulher de classe média casada e com quatro filhos que se vê̂ despersonalizada pelo casamento burguês, pela maternidade e pela fragmentação de sua identidade feminina. 

As questões abordadas pelo texto e pela encenação de "Quarto 19" dizem respeito principalmente às mulheres, mas não só́ a elas. Nesse conto, Lessing aborda com simplicidade e força alguns de seus temas mais persistentes, como o cabo de força entre o desejo humano e os imperativos do amor, da traição e da ideologia, as tensões entre o doméstico e a liberdade, a responsabilidade e a independência. A construção da identidade, o trabalho para estabelecê-la, defini-la e refiná-lá, talvez seja o fio que liga toda a obra de Lessing.