Foto: Divulgação
O Aquário, adaptação teatral do romance L’Aquarium, da autora suíça Cornélia de Preux é uma reflexão sobre a necessidade de se encaixar num padrão vigente. Peça dirigida por Cássio Brasil e idealizada em parceria com Reto Melchior. No elenco estão Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Luisa Micheletti e Robson Catalunha.
A partir de uma notícia de jornal, a autora do romance construiu uma fábula contemporânea, um mapa das armadilhas do mundo atual. Seu romance de estreia logo será lançado no Brasil numa versão bilíngue pela LF Publicações.
Num almoço de domingo de Ramos, no jardim de um condomínio, o pai de uma família de classe média anuncia, para a surpresa dos vizinhos e da sua esposa e dos três filhos, que passarão as férias nas Ilhas Fiji. O entusiasmo da viagem vai desmoronando com a dificuldade econômica em que se encontram, porém, para manter as aparências, o pai os obriga a se trancarem no porão de casa, completamente isolados do mundo, por duas semanas, simulando a viagem que fariam. Presos pelas exigências de uma sociedade baseada no consumo, onde a figura do pai é vítima e algoz dessa obsessão. Ele e sua família possuem tanta liberdade quanto os peixes em seu aquário, hobby das poucas horas vagas deste profissional liberal.
“A atmosfera original e os diálogos presentes no romance apresentam vocação natural para a cena. O pai vive o os efeitos da terceirização do trabalho contemporâneo, a mãe o subemprego, os filhos estudam em boas escolas, uma família vítima do sucateamento das relações sociais”, diz Cássio.
A peça estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 05 a 17 de agosto - Segunda a sexta 20h (apresentação); 21h (discussões) Sábado 16h (apresentação); 17h (discussão). Na segunda-feira, 12/08/2019, haverá a presença da autora na apresentação com coquetel de abertura oferecido pelo Consulado Geral da Suíça após a apresentação.