26 de outubro de 2018

Bossa Nóia

Foto: Edson Kumasaka

No dia 27 de outubro, às 21 horas, o Sesc Belenzinho recebe show de lançamento do primeiro disco solo de Sérgio Arara, Bossa Nóia, gravado em 2006 e disponibilizado somente agora nas plataformas digitais. O espetáculo acontece no Teatro da unidade e tem participação especial da cantora Maria Alcina.

No palco, Sérgio Arara (voz e violão) apresenta-se acompanhado por Caio Góes no contrabaixo, Andrey Rodrigues nos teclados, Cristiano Miranda na bateria, Marcelinho Costa na percussão e Dudu Tavares na guitarra.

O repertório do álbum mistura a tradição da canção brasileira com o jazz e o rap que aparecem temperados com efeitos e texturas, embora todas as bases sejam acústicas. As 14 composições do CD - todas assinadas por Arara, sendo seis delas em parcerias - mesclam as referências harmônicas e as linhas melódicas da bossa nova com a tensão e a angústia pós-modernas.

Em Bossa Nóia (SubSolo Produssas), enquanto a primeira faixa Pele e Sangue é suave e fluente, em Pombos ressoa a aspereza quase surreal do ambiente urbano – aspecto também observado em Macacos Covardes. Produtor com longa ficha de realizações, o artista aposta nas multifacetadas influências do canto falado contemporâneo, como em Balaio de Gato, com participação de Maria Alcina e do percussionista carioca Renato Martins (que toca em outras três faixas do CD). Alcina também divide o vocal com Arara em Maria, Carmela e Rosa. Na mesma canção, destaque para a participação do trombonista Bocato, presente também em A Velha (Insônia). Em Bossa Nóia e Contradição no Avião, o inusitado dos temas, levado ao extremo, reverbera em acordes dissonantes, melodias cromáticas, samplers improváveis e compassos compostos. Esta ambiência se distende nas líricas Chorume, Outros Tons e Pedro, nas quais a tormenta dá lugar à afirmação da vida sem complicações.

O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1000.