24 de setembro de 2019

Voltaire Rousseau

Foto: João Caldas Filho

A peça "Voltaire Rousseau" tem sua estreia nacional em São Paulo, dia 6 de setembro, em curta temporada de 21 apresentações, no Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno, depois de ganhar bem-sucedidas montagens de crítica e de público em diversos países. As apresentações ocorrerão todas as sextas e sábados às 19 horas; domingos e segundas às 20 horas.

Escrito pelo diretor e dramaturgo francês Jean-François Prévand em 1991, o texto (de Jean-François Prévand) conduz à uma revisão de valores políticos e sociais fundamentais ao revisitar os pensamentos desses dois homens que revolucionaram a filosofia ocidental.

A montagem, com direção de Lígia Pereira, reúne dois atores que contracenam pela primeira vez no teatro (Marcelo Andrade e Washington Luiz Gonzales) trazendo à cena, em meio a divergências filosóficas as discussões importantes acerca da atual realidade brasileira.

Os personagens, embora sejam figuras históricas com seus episódios verídicos, são elaborados com uma perfeita carpintaria dramatúrgica que faz com que os vejamos como pessoas comuns: suas paixões são palpáveis, suas razões, completamente justificáveis. ‘Dessa forma, o autor, Jean-François Prévand, habilmente consegue fazer com que nos identifiquemos com cada um deles, e que possamos chegar às nossas próprias conclusões sobre princípios fundamentais que determinam diferentes correntes ideológicas, explica Lígia.

Na sinopse: Ano de 1765. Um panfleto anônimo ataca a moral e a honra de Jean Jacques Rousseau, culpando-o de ter abandonado cinco filhos, entre outras “fake news”. Por esse motivo, ele vai até o castelo onde vive Voltaire para desvendar a autoria da difamação. Com humor e sarcasmo, enquanto desvendam o crime, os dois filósofos confrontam suas convicções acerca de Deus, igualdade, educação e teatro.