3 de setembro de 2019

Lela & Cia

Foto: Leekyung Kim

Todos possuem voz e história, mas se conhecem apenas aquelas que não foram silenciadas. Inspirado em fatos reais, "Lela & Cia", da dramaturga britânica Cordelia Lynn ganha uma montagem brasileira dirigida por Alvise Camozzi, que estreia no dia 14 de setembro na sala Alberto Guzik da SP Escola de Teatro, unidade Roosevelt.
A trama traz uma personagem que quer desesperadamente contar sua história. O monólogo de Lela – ironicamente interrompido por vozes masculinas – manifesta os conflitos de um mundo estilhaçado pela violência. Há aqui uma narrativa ocupada, e que sofre continuamente com as tentativas de ser silenciada. 
Sobrevivendo a uma das grandes questões da dramaturgia – “por que esse texto e por que agora?” -, Lela & Cia é um grito, em primeiro plano, sobre o que é ser mulher; mas também é a comprovação de que, mais do que falar, é preciso ser ouvida – e fazer surgir, assim, um testemunho, que dá coerência à própria história e que tem por consequência o alívio ou o luto (possivelmente ambos).