11 de setembro de 2019

Tatianices

Foto: Bob Sousa

A saudosa escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky (1919-2013) é homenageada no infantojuvenil "Tatianices", de Marcello Airoldi, que estreou no Teatro Sérgio Cardoso. O espetáculo tem direção de André Capuano, músicas originais de Joaz Campos, que também está no elenco ao lado de Rita Gutt, André Pereira e Gabriel Ivanoff.

Com bom-humor e música tocada ao vivo, essa espécie de peça-festa comemora o centenário da escritora ao promover o encontro entre a Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil, e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo.

Essa figura conecta a história da família que sai da Rússia foragida da guerra na primeira metade do século XX, com a da mulher que escreveu 250 livros ao longo de sua vida e foi responsável, por exemplo, pela criação, ao lado do marido Júlio, de centenas de episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo na TV Tupi.

A ideia é reunir atores-narradores e personagens famosos de Belinky para organizar uma espécie de festa de aniversário e de celebração da carreira dela. No caminho de sua festa a menina encontra inúmeros personagens que habitam seus livros no futuro, mas que ela ainda não sabe que os inventou.

É como se o tempo apresentasse à futura autora a sua própria obra. Os personagens são responsáveis por fazê-la viver essa experiência para que possa chegar à sua maturidade como autora, caso contrário, não haverá celebração. Atemporal e sua equipe têm a missão de fazer a Tatiana criança viver de forma plena sua vida, cercada de livros, do amor da família, de um ambiente criativo e propício para a imaginação.

“Escrever um texto para o público infantojuvenil sobre Tatiana Belinky é tão desafiador quanto prazeroso. Certamente ela é uma das autoras mais importantes desse país e sua obra influenciou um sem número de pessoas interessadas na literatura para crianças e jovens”, afirma o autor Marcello Airoldi.

A temporada vai até o dia 13 de outubro, aos sábados 15h e domingos, às 16h.