20 de junho de 2019

Uma Fina Camada

Foto: Divulgação

A exposição ‘Uma Fina Camada’, uma experiência imersiva sobre a atmosfera terrestre, chega ao Museu Catavento de 29 de junho a 28 de julho, de terça a domingo, das 9h às 17h - 20 sessões por dia. Com duas tendas interligadas, a mostra exibe, na primeira delas, oito telas com fotografias em movimento com a temática da preservação ambiental, produzidas por Mário Águas. No outro espaço, por sua vez, será exibido um curta-metragem com efeitos especiais de projeção espelhada panorâmica que envolve o espectador, simulando a atmosfera.

A vida na Terra só é possível graças à atmosfera, uma fina camada que envolve o planeta – composta por diferentes gases – e que controla a entrada de radiações nocivas, regula o clima e permite a fotossíntese e a respiração dos seres vivos. Apesar de tamanha importância, ela é, contudo, muito fina: possui cerca de 1 milésimo do diâmetro da Terra. Ou seja, se a Terra tivesse 1 m de diâmetro, essa camada teria apenas 1 mm de espessura. Assim, pode-se imaginar a fragilidade desta parte do planeta que a humanidade vem, pouco a pouco, provocando mudanças profundas.

Uma nova instalação traz duas tendas em formato geodésico, interligadas. Na primeira, será apresentada ao visitante uma exposição de oito telas com fotografias em movimento, produzidas por Mário Águas, que se relacionam com a temática da preservação ambiental. Na segunda tenda, de 15m de diâmetro, será exibido um curta-metragem, com efeitos especiais de projeção espelhada panorâmica que envolve o espectador, simulando a atmosfera. As duas estruturas estão maiores: o auditório agora comporta até 60 pessoas sentadas e as telas de fotografias são de 50 polegadas.

Ao lado das tendas que serão montadas na área externa do Museu Catavento, está instalada há vários anos uma cabine de medição de qualidade do ar e de condições meteorológicas, estrutura da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que poderá ser visitada e os monitores disponibilizarão informações no atendimento ao público.

O catálogo da exposição, inspirado nas dinâmicas do Museu Catavento, tem cunho educativo com objetivo provocar o visitante, trazendo sugestões de atividades e curiosidades para que as pessoas saiam do universo da exposição e pesquisem para além dela.

“Com algumas reformulações e novidades, conseguimos qualificar a exposição para que ela atinja um público maior e de maneira mais democrática. A parceria com os Pontos MIS, por exemplo, vai permitir que o documentário seja exibido em formato de cinema para muito mais pessoas. A experiência de 2015 teve um êxito muito grande e, agora, estamos muito felizes em apresentar Uma Fina Camada num formato mais legal”, afirma Gabriel Mayor, diretor executivo.