Foto: Heloísa Bortz
A dupla Isser Korik e Otávio Martins volta ao palco do Teatro Folha com a peça "Quando Tudo Estiver Pronto", do renomado dramaturgo norte-americano Donald Margulies. Primeira montagem deste texto no Brasil estreia no Teatro Folha dia 21 de junho e segue em cartaz até 15 de setembro.
Na trama, uma família judia acabou de enterrar sua jovem mãe, que morreu de forma inesperada. No entanto, uma semana depois das cerimônias fúnebres, ela volta recém-levantada de sua cova, com o objetivo de arrumar sua casa e sua família.
O reencontro com o marido, com o filho, com a sogra, sogro e cunhada teatraliza um fato impossível fazendo o público refletir sobre possibilidades nunca pensadas: O que eu faria se isso acontecesse comigo? “A partir disso, muitos conceitos emocionais são postos em xeque.”, comenta Isser Korik.
A encenação priorizará a força do texto e do elenco, trabalhando para iluminar essas duas potências do projeto. “Quando um diretor tem diante de si um texto inteligente e um elenco ‘dos sonhos’, a melhor encenação possível é a que deixa na mão dos atores a condução da história e a fluência das emoções. Qualquer proposta mais voltada para aspectos estéticos só atrapalha o natural contato do público com os sentimentos dos personagens”, completa o diretor.
Este é o quarto trabalho que Isser e Otávio realizam juntos. Em “O Mala” (2008) e “Que Tal Nós Dois?” (2018), Isser dirigiu e Otávio atuou. Em “Divórcio” (2019) inverteram as posições. “Nós criamos um grau de intimidade na cena que espelha a nossa amizade fora do palco“ conta Otávio Martins. “Quando um ator também é diretor, fica mais difícil se entregar, sem críticas e defesas, na mão de outro diretor. Nós conquistamos essa confiança baseada na nossa afinidade teatral e no respeito e admiração mútuas”, completa Isser Korik.