14 de junho de 2019

O PORTO – Experimento Público Nº 2

Foto: Leekyung Kim

Nesta performance/instalação, o artista Laerte Késsimos compartilha com o público o processo criativo de seu novo espetáculo – inspirado na vida e obra do artista plástico cearense José Leonilson (1957-1993) – em um ateliê-vitrine localizado no centro da cidade de São Paulo. "O PORTO, Experimento Público Nº 2", tem direção de Aura Cunha e dramaturgia de Leonardo Moreira, e faz parte do processo criativo do espetáculo SER JOSÉ LEONILSON, com previsão de estreia para outubro de 2019.
A ocupação artística acontece em um local de passagem no centro da cidade, a Galeria Zarvos, Avenida São Luiz, nº 258 – loja 14, que fica até o dia 10 de agosto. A ação acontece por seis horas diárias (das 11h às 17h), de segunda a sexta. Nesse ateliê aberto, Laerte dividirá com o público um diário de criação de obras (pinturas, desenhos, bordados, e outros trabalhos têxteis) e ensaios do espetáculo, com ações como conversas com o público, experimentos perfomativos e uma exposição das obras criadas.
Idealizado por Laerte Késsimos, o projeto Ser José Leonilson é uma aproximação poética da obra e vida do artista plástico José Leonilson Bezerra Dias, vinte e seis anos após sua morte. Vítima da Aids, sua obra continua atual, candente e relevante, demandando multiplicações, contestações e disseminações. O projeto é divido em três frentes criativas: um espetáculo teatral, uma exposição com os trabalhos criados durante o processo de ensaios e uma instalação performática, um “ateliê vitrine”, a performance O PORTO.