1 de abril de 2019

IV SPHarpFestival - Festival Internacional de Harpas

Foto: Carol Reis

De 10 a 12 de abril, acontecerá o IV SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas com duas apresentações diárias, às 13h e às 18h, tendo músicos interpretando em harpas clássica, koto (japonesa) e céltica. Os eventos acontecem no teatro com entrada franca.

Destaque para a argentina Soledad Yaya que se apresenta com a soprano Juliana Starling Soledad viajou em turnê pela OSESP pela Europa, Estados Unidos e países sul-americanos. O espetáculo "Recordas" traz canções brasileiras e argentinas e surgiu da ideia de realizar um duo de harpa e voz em alusão às cordas dos dois instrumentos. 

O Grupo Seiha  Brasil de Koto tem como objetivo difundir a música do Japão. Vários músicos interpretam obras na harpa japonesa koto: Tamie Kitahara, Marcia Abe, Daisuke Takai, Alejandro Barrios, Alvaro Nishikawa e Alexander Iwami Petzhold, no shakuhachi, instrumento tradicional do Japão em cordas. 

O Vento Celta se uniu em 2012 e vai interpretar músicas celtas, medievais e irlandesas. O argentino Dario Andino toca na harpa clássica com Dennis Crepaldi na flauta, Fabio Britto e Débora Ruba ao violino, Fabricio Rinaldi ao violão, Natalia Bueno, violoncelo e Eduarda Rimkievickz, na percussão. Já o Duo Floratta (foto) vai interpretar trilhas sonoras de filmes de desenhos com a harpa clássica de Tatiana Henna e a flauta de Letícia Castro.

Nando Araújo fará um "Concerto Meditativo" por meio da harpa céltica promovendo uma vivência estética e terapêutica em um encontro entre as propriedades da harpa e da meditação. Vários estudos científicos indicam os benéficos efeitos psicossomáticos da meditação, principalmente decorrentes do estresse e da ansiedade. E Jonathan Faganello tocará rock. Já se apresentou na Itália e Argentina. Faganello atuou com a Orquestra Filarmônica e Sinfônica de Piracicaba, Sinfônica de Rio Claro e Banda Sinfônica de Limeira. 

 A entrada do IV SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas é gratuita, com retirada de senha a partir de 1 hora antes do início das apresentações. As apresentações acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo que fica na Rua Álvares Penteado, 112 – SP.