22 de abril de 2019

As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão


"As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão" é uma fábula inspirada nas mulheres que seguiam os bandos nordestinos, que atuavam contra a desigualdade social da região.  O musical, que fica em cartaz no Teatro do Sesi-SP de 25 de abril a 4 de agosto, conta a história de um grupo de mulheres que se rebelam contra mecanismos de opressão que se deparam dentro do próprio Cangaço, e encontram, umas nas outras, a força para seguir. Além de reflexões sobre o conceito de justiça social que o Cangaço representava, o espetáculo também reflete sobre as forças do feminino nesse espaço de libertação e sobre a ideia de cidadania e heroísmo.
As canções originais foram compostas por Fernanda Maia (música) e Newton Moreno (letras), inspirados em ritmos da cultura nordestina. “Nas canções usei várias referências da música nordestina e tive uma abordagem afetiva desse material, por ser filha de paraibano e por ter morado no Nordeste enquanto fazia faculdade de música. Nessa época, pude entrar mais em contato com a cultura do Nordeste, que é de uma riqueza ímpar, cheia de personalidade, identidade, poesia e, ao mesmo tempo, muito paradoxal. Esse trabalho foi a união das vozes de todos. Não há como receber um texto de Newton Moreno nas mãos e não se encantar com o universo que existe ali”, conta Fernanda Maia.
Os horários das apresentações são de quinta a sábado às 20h; domingo, às 19h. O Teatro do Sesi-SP fica na av. Paulista, 1313.