12 de abril de 2019

Macumba: Uma Gira Sobre Poder

Foto: Chico Nogueira

O espetáculo “Macumba: Uma Gira Sobre Poder”, da paranaense Cia. Transitória, será apresentado nos 12, 13 e 14 de abril, no Sesc Belenzinho. Sexta e sábado, às 21h30; e domingo, às 18h30.

Por meio de um espetáculo afrografado e afro centrado, a Companhia Transitória convida a todas e todos para uma reflexão e uma provocação: o que é poder?  Como se tem poder? É um espaço de afrografamento de poéticas cênicas e de discurso artístico, um espetáculo celebrativo e revelador. Peles escuramente acesas e memórias negras que precisam se ver e serem vistas na cena e fora dela.

A peça escrita e dirigida por Fernanda Júlia encerra a programação da mostra. A encenação é uma provocação sobre o que é o poder e como obtê-lo. É um espaço celebrativo e revelador de “afrografamento”. São peles escuramente acesas e memórias negras que precisam ser vistas na cena e fora dela.

A encenação é uma apresentação provocativa, celebrativa e reveladora sobre o empoderamento da mulher e do homem negro em prol da cultura afrobrasileira e sua pluralidade.  Empoderar-se significa, além de ter acesso a todos os direitos de cidadania, conhecer a sua história, ter consciência da sua cultura e identidade.

O elenco é formado apenas pelos atores Cleo Cavalcantty, Gide Ferreira, Tatiana Dias e Thiago Inácio.