29 de março de 2019

Semana do Teatro Rabinal

Foto: Divulgação

De 6 a 13 de abril acontece a Semana do Teatro Rabinal na sede do grupo Refinaria Teatral que traz pela primeira vez ao Brasil o grupo mexicano Teatro Rabinal. A programação traz a encenação de três peças (Dulce Sodoma, Actum e Toca la Tierra), um debate (As bases indígenas para a antropologia teatral) com o diretor mexicano Jorge Angeles e duas oficinas, uma de dança mexicana nativa e outra de preparação de atores.

O grupo Teatro Rabinal tem como histórico de pesquisa as essências do teatro nativo mexicano, partindo de danças e manifestações cênicas dos indígenas mexicanos. Esse trabalho do grupo mexicano estimulou o grupo Refinaria Teatral a investigar as bases do teatro brasileiro antes da colonização, pesquisa atual do grupo paulistano que objetiva, através de vivências e olhares nas manifestações artísticas de caráter cênico mais tradicionais dos povos indígenas brasileiros, encontrar a corporeidade cênica e a estrutura cênica dos povos originários das terras brasileiras. Pesquisa essa denominada de "Encontro com o teatro de Pyndorama".

No dia 6 de abril, o diretor Jorge Angeles do grupo mexicano irá apresentar uma palestra e debate sobre o teatro mexicano antes da colonização intitulado "As bases indígenas para a antropologia teatral". O evento será gratuito.

De 8 a 11 de abril, o grupo Teatro Rabinal realiza duas oficinas, uma de dança nativa mexicana para atores e outra sobre o seu processo de preparação de atores. As oficinas são gratuitas mediante uma seleção por currículo e carta de interesse que deverá ser enviada para o e-mail gruporefinariateatral@gmail.com.

No dia 11 de abril, o grupo Teatro Rabinal apresenta a peça "Dulce Sodoma" e no dia 12 de abril a obra "Actum". Nos dias 13 e 14 de abril, "Toca la Tierra". Os espetáculos serão no sistema pague quanto puder. Nas peças contracenam atores do grupo mexicano.

A Sede do Grupo Refinaria Teatral fica na João de Laet, 1507, Bairro Vila Aurora – SP. As reservas devem ser efetuadas pelo e-mail refinariateatral@gmail.com