A animação Premier Automne tem uma ideia original boa. A história é uma graça e emociona com toda a sua delicadeza de imagens. A trilha sonora é arrebatadora. Na narrativa, Abel vive no inverno e Apolline vive no verão. Isolados em sua "natureza", eles nunca se encontram. Quando Abel cruza a fronteira, ele descobre uma junção que logo pode se tornar complicada. Assista!
20 de julho de 2016
19 de julho de 2016
Dos Hermanos
A comédia dramática argentina Dos Hermanos ou Dois irmãos (2010) tem um excelente roteiro, além de ser um filme inteligente. Os dilemas são escritos com profundidade, verossimilhança e são muito bem embasados, mas ao mesmo tempo é cerceado por uma simplicidade bem singular na história. Os diálogos são assertivos. A direção é primorosa. As atuações de Graciela Borges e Antonio Gasalla são excelentes. Além disso, a história em si é um encanto que revela um relacionamento entre irmãos por vezes de amor, por vezes de ódio, exatamente como é o convívio de dois irmãos. Um verdadeiro primor de película! Na narrativa, Susana (Graciela Borges) é egocêntrica e valoriza o próprio sucesso acima de tudo. Por esse motivo, deixou exclusivamente a cargo do irmão Marcos (Antonio Gasalla) a tarefa de cuidar da mãe. Quando esta morre, Marcos se vê solteiro aos 64 anos e sem grandes realizações profissionais. Ao ser expulso por Susana do apartamento onde sempre morou com a mãe e obrigado a sair de Buenos Aires, vai buscar asilo em um resort no Uruguai. Lá, ingressa em um grupo de teatro, desenvolve amizades e recupera a vontade de viver. Mas as notícias de seu progresso desagradam a irmã. O filme foi exibido na mostra Foco Argentina, no Festival do Rio 2010. Confira o trailer!
18 de julho de 2016
A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica)
Nesta quinta-feira, dia 21, a Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo infantojuvenil A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica) no Teatro Municipal de Santo André. A montagem foi concebida e coreografada em dupla por Michael Bugdahn e Denise Namura. A direção geral é assinada por Ana Bottosso. O enredo retrata a experiência da descoberta do próprio corpo, das mãos e dos pés. É uma história de gestos contada por meio da dança, incluindo algumas cenas com o artifício da luz negra. Os bailarinos e o público embarcam na fabulosa aventura de uma “mão” que - fascinada por todo tipo de movimento - parte em busca da descoberta do corpo e, pouco a pouco, torna-se uma verdadeira colecionadora de gestos.
Segundo os coreógrafos, o espetáculo é uma sinfonia lúdica composta por movimentos, sons e luzes que faz o público mergulhar em um mundo feito poesia, onde situações do cotidiano se transformam em mágica num piscar de olhos, onde gestos simples provocam imagens surpreendentes e sensações inéditas. Michael Bugdahn explica que A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica) conta uma história que envolve o nascimento, a descoberta do corpo e da vida. Também fala sobre as diferenças físicas entre as pessoas, que nem sempre são relevantes. “Todos vão compreender que não é preciso ser um super-herói para viver experiências incríveis e enriquecedoras”, comenta. Michael Bugdahn é alemão e Denise Namura brasileira. O casal, convidado para esta montagem, vive em Paris, onde tem uma companhia de dança. Este é o segundo trabalho que eles assinam para a Companhia de Danças de Diadema. “Eles têm uma estética primorosa que explora a mímica, os detalhes minimalistas, os gestos, os movimentos do cotidiano: características ideais para um espetáculo infantil”, afirma Ana Bottosso, ao comentar sobre o convite à dupla de coreógrafos. O convite é gratuito, agende-se. Confira o vídeo do trabalho do grupo, é muito bom!
15 de julho de 2016
Nina Pandolfo
O trabalho de Nina Pandolfo, assim como todo artista, traduz um pouco de sua essência. As lembranças do quintal de sua avó e do convívio com as irmãs (ela é a caçula de 5 irmãs) ajuda a explicar as figuras femininas e delicadas em seus desenhos.
Seus traços são suaves, mas com muita personalidade. Nina é extremamente contemporânea. Gosta de se expressar de diferentes formulas, mas sem rótulos de ser artista plástica ou grafiteira. Confira a delicadeza de suas pinceladas em recente entrevista no programa Metrópolis.
14 de julho de 2016
The Pleasure Drivers
Bem dirigido, o filme The Pleasure Drivers ou Mentes Perversas (2006) é tenso e bem delineado. A fotografia revela o estado e crueldade íntima de cada personagem. Diversas histórias de personalidades doentias que se encontram em um propósito de uma tragédia quase que coletiva. Na narrativa, Los Angeles é uma cidade única no mundo, um lugar onde muitos caminhos se cruzam e destinos se confrontam. Quando sol da Califórnia se põe, a noite revela três histórias interligadas que envolvem personagens dos mais incomuns: um terapeuta adúltero, uma garota de programa sociopata, uma lésbica viciada em drogas, um seqüestrador e um místico ex-seguidor de uma seita religiosa. De forma sensual, bizarra e perigosa, estas cinco estranhas personalidades seguem seus caminhos extrapolando todos os limites, e fazem de tudo para conseguir prazer na “cidade dos anjos”. Um paraíso cheio de sombras onde a libido alimenta a diversão, fazendo do sexo e da violência um verdadeiro – e mortal - estilo de vida. Confira o trailer!
13 de julho de 2016
Mama
Feito em stop motion, o curta-metragem Mama (1972) tem uma história simples e sem grandes conflitos ou dilemas. Não emociona, mas cativa. Na narrativa, a mãe sai as compras e deixa em casa o seu filho dormindo. A trilha sonora é interessante, bem típica da década de 70.
12 de julho de 2016
História da Alimentação no Brasil
Para ler o livro História da alimentação no Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, o leitor precisa gostar do tema, ser obrigado a lê-lo ou, ainda, ser raçudo. Sim, por que esta pesquisa leva mais de 900 páginas de leitura extremamente detalhosa. O inicio pode ser maçante, a escrita não flui e a introdução de outras línguas na escrita pode até desestimular os mais desavisados. Mas insistam, o conteúdo é bom e nos revela boas curiosidades. No conteúdo, um observador malicioso, por certo gourmet e gourmand, observou que o índice de civilização de um povo pode ser medido pelo requinte de sua cozinha. Tempos antes, o glutão Brillat-Savarin já afirmara que o destino das nações depende da maneira como elas se alimentam. Interessado na mistura do feijão com o arroz, no preparo dos temperos, no corte de legumes e verduras, nas delícias das sobremesas, nos rituais e superstições alimentares, Luís da Câmara Cascudo reuniu durante mais de vinte anos informações (e provou comidas) para traçar a sua História da Alimentação no Brasil, espécie de história do brasileiro, através daquilo que entra pela sua boca. Com uma abrangência enciclopédica, o mais completo e fascinante estudo sobre a cozinha brasileira, em seus múltiplos aspectos, a obra divide-se em duas partes. Na primeira, o autor analisa o tríplice legado que, misturado, refogado e temperado, iria formar a cozinha brasileira típica: a herança indígena, africana e portuguesa.A segunda parte vai muito além do estudo da cozinha brasileira, com seus sabores e odores, pratos típicos e misturas, registrando e analisando, com gula, mas sem pressa, os múltiplos elementos sociais que giram próximo à cozinha: a sociologia da alimentação, o ritmo da refeição (dos bons tempos em que a família se reunia ao redor da mesa patriarcal à época do fast-food), o folclore e as superstições ligadas à alimentação, as bebidas de preferência do brasileiro. Discute ainda questões que afetam o paladar e o apetite de todos nós, como os mitos ligados à cozinha africana e a contribuição de imigrantes, sobretudo alemães e italianos.Em síntese, a História da Alimentação no Brasil é um saboroso prato literário, ressaltando uma cozinha original que, se a observação de Brillat-Savarin for correta, terá um brilhante destino.
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