2 de dezembro de 2021

El ciudadano ilustre

 


A comédia dramática "El ciudadano ilustre" ou "O cidadão ilustre" (2017) tem uma excelente ideia original e história bem desenvolvida. Com humor seco, cenas inventivas e pitorescas, e, impecável construção do personagem a película traz o inusitado, seja em situações ou em locações peculiares. As atuações também são incríveis. Há excelentes plots e conflitos, um emaranhado singular. Uma excelente película que recomendo!

Na narrativa, Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade - um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local. 

Representante argentino no Oscar 2016 na categoria de Filme Estrangeiro, o longa também participou do Festival de Toronto 2016 e do Festival do Rio 2016. Confira o trailer!