17 de setembro de 2020

Victoria And Abdul

 


O drama biográfico inglês "Victoria and Abdul" ou "Victoria e Abdul: O confidente da rainha"  (2017) é uma delícia: Leve, solto e verdadeiro em sua simplicidade. A rainha é humana e seu confidente é original em sua essência, ou seja, dois grandes ingredientes em forma de personagens. Uma relação lindíssima que vai costurando e permeando todo o filme até que emociona o espectador. A película, baseada em fatos reais, prende a atenção da audiência. A história é bem estruturada e tem belas interpretações. Importante notar a excelente produção e figurinos. 

Na narrativa, que se passa em 1887, na cidade de Agra, na Índia, dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres de forma a presentear a rainha Victoria (Judi Dench) com uma valiosa moeda local. Ao chegar, tanto Abdul (Ali Fazal) quanto Mohammed (Adeel Akhtar) estranham bastante os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha. Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca. Tamanha ousadia chama a atenção da rainha Victoria, que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro. Esta decisão não agrada nem um pouco aos membros da corte inglesa, que não entendem como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.

Baseado no livro "Victoria & Adbul: The True Story of the Queen’s Closest Confidant", de Shrabani Basu, o filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017. O diretor Stephen Frears recebeu o Prêmio Filmmaker no 74º Festival de Cinema de Veneza (2017), logo antes desse filme ser exibido. Confira o trailer!