3 de setembro de 2020

Matilda

 


Não espere muito da comédia americana "Matilda" (1996). Apesar de a protagonista ser encantadora e doce em sua atuação, a película tem personagens e situações clichês em demasia. Não surpreende o espectador, mas cumpre a função do gênero.

Na narrativa, Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.

Algumas curiosidades: Mariska Hargitay recebeu uma proposta para interpretar a srta. Honey, mas a recusou; a mãe da protagonista, interpretada por Mara Wilson, faleceu durante as filmagens devido a um câncer de mama. Após os créditos finais, pode ser vista uma dedicatória a ela; a foto do pai da srta. Honey é na verdade Roald Dahl, criador do livro no qual Matilda foi baseado. Confira o trailer!