28 de maio de 2019

Ricardo III ou Cenas da Vida de Meierhold

Foto: Luciana Zacarias

Considerado um dos mais importantes representantes atuais do Teatro do Absurdo, o dramaturgo romeno Matéi Visniec tem mais uma de suas peças montadas pela diretora e atriz Clara Carvalho. Trata-se de "Ricardo III ou Cenas da Vida de Meierhold", idealizado e produzido por Lívia Prestes, com estreia marcada para 1º de junho, no Centro Cultural São Paulo, às sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 20h.

Na trama, o consagrado diretor russo Meyerhold (1874-1940), inventor da Biomecânica e membro do Teatro de Arte de Moscou, tenta encenar a peça “Ricardo III”, de William Shakespeare (1564-1616). Durante a montagem, ele tenta entender o que se passa na própria cabeça, mas é constantemente impedido de realizar seu trabalho por personagens políticos, familiares e fantasmas presentes em sua mente.

Da tentativa de concluir a encenação do clássico shakespeariano, nasce um filho do diretor russo: um boneco de manipulação que é o próprio Ricardo III. Até mesmo essa criatura animada desaprova a direção do pai. Meyerhold acaba sendo preso por conta de um ato audacioso do filho, e a peça é finalmente cancelada.