30 de maio de 2019

O Auto da Compadecida

Foto: Divulgação

A partir de obra clássica de Ariano Suassuna, a peça "O Auto da Compadecida", que mistura cultura popular e tradição religiosa, ganha encenação com alunos da Escola de Atores Wolf Maya. O espetáculo - que tem adaptação e direção assinadas por Dan Rosseto - acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Teatro Nair Bello, às 21h.

Ariano Suassuna (1927-2014) escreveu o Auto da Compadecida em 1955, e sua primeira encenação aconteceu, em 1956, em Recife (PE). O drama se passa no nordeste do Brasil, reunindo elementos da tradição da literatura de cordel e do gênero comédia com traços do barroco católico brasileiro. O enredo se desenvolve em torno de dois personagens principais: João Grilo, um sertanejo mentiroso e esperto, e Chicó, o maior covarde e contador de causos da região. Ambos são muito pobres e sobrevivem de pequenos negócios e golpes, enquanto vagam pelo sertão.

O diretor Dan Rosseto comenta que “a montagem traz personagens imortais e músicas do cancioneiro popular que marcaram época”. O estudo sobre a obra, apresentado pela Escola Wolf Maya, celebra essa comédia tipicamente brasileira com suas reflexões religiosas e morais. “Esperamos que Suassuna nos aprove e nos abençoe por tamanha ousadia, esteja ele onde estiver”, completa o diretor.