31 de maio de 2019

Cine na Praça

Foto: Divulgação

O projeto Cine na Praça está de volta ao seu palco de origem, a Praça Victor Civita. Com uma programação especial com temática focada no orgulho LGBTQIA+, a programação vai acontecer entre 6 e 27 de junho, sempre às quintas e a partir das 19h. A programação do mês, chamada ‘Orgulho em Todas as Cores’, contará com a exibição de títulos como ‘Bohemian Raphsody’, ‘XXY’, ‘A Garota Dinamarquesa’ e ‘Desobediência’.  Gratuito, o evento quer promover a reflexão sobre os temas por meio de uma linguagem acessível e universal, o cinema.

No dia 21/6, dois dias antes da Parada LGBTQIA+, o evento promoverá sessão especial com projeção do filme ‘Paraíso Perdido’ seguido pelo show do músico Jaloo, que é um dos protagonistas do longa-metragem. Antes do início da sessão, haverá também uma roda de conversa liderada pela professora Sheila Farias Costa.

A PROGRAMAÇÃO

6 de Junho - A abertura do ciclo trará uma das produções que marcou o cinema mundial recentemente. Indicado ao prêmio de Melhor Filme e vencedor nas categorias ‘Melhor Ator’ (Rami Malek), ‘Melhor Edição’, “Melhor Edição de Som” e “Melhor Mixagem de Som” no Oscar 2019, “Bohemian Rhapsody” conta a história da lendária banda inglesa ‘Queen’, desde sua criação até o show Live Aid, em 1985. 

13 de Junho - Será exibido o filme ‘XXY’, um drama dirigido por Lucía Puenzo sobre a história de Alex, um adolescente interssexual (com características de ambos os sexos). Sua família, em fuga da cultura social vigente e da medicina tradicional, resolve viver isolada numa área de dunas. Entretanto, numa visita de amigos que levam consigo o filho adolescente, grandes conflitos voltam a assolar Alex. 

20 de Junho - “A Garota Dinamarquesa”. Retrato pseudo-biográfico do drama de Einar Wegener, um pintor dinamarquês que não se vê dentro de suas configurações corporais de nascença, o filme dirigido por Tom Hooper mostra a vida dele com a esposa, Gerda Wegener, que acaba por apoiá-lo na busca por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história. 

21 de Junho | Sexta | Programação especial - um programa especial foi preparado para o público: além da projeção de praxe, que nessa oportunidade trará ‘Paraíso Perdido’, será realizado um bate-papo anterior à exibição, a partir das 18h, com a professora Sheila Farias Costa, referência em situação de gênero e diversidade e coordenadora da Revista Alternativa L. 

27 de Junho - O fechamento do ciclo ‘Orgulho’ terá a exibição de ‘Desobediência’, produção que mostra a ida de Ronit ao seu país de origem após a morte do pai, um respeitado rabino local.