28 de março de 2019

Vidas Medíocres ou Almas Líricas

Foto: Gal Oppido

“Vidas Medíocres ou Almas Líricas” é a nova peça da Cia. Alvorada, com estreia marcada para o dia 6 de abril, no Espaço Pequeno Ato. Após o sucesso de público e crítica com “É Samba na Veia, é Candeia”, o grupo apresentará uma mescla de cenas de quatro textos principais do dramaturgo russo Anton Tcheckhov, além de trechos de cartas e contos do autor, com o tempero inusitado e poético do samba de nomes como Cartola, Paulinho da Viola, Manacéa da Portela e Nelson Cavaquinho.

Para o diretor da companhia, Leonardo Karasek, a escolha por Tcheckhov se dá por reconhecer em sua obra questões universais e contemporâneas, que, embora escritas originalmente há cerca de 120 anos,  remetem a conflitos entre forma e conteúdo, passado e futuro, vida e morte e destino e tristeza. O autor russo, na opinião de Karasek, mantém uma fábula em seu enredo, no qual a unidade de tempo e espaço persiste e o diálogo oscila entre a relação dramática e a simples reflexão do mundo concreto e de um mundo de elucubrações.

“Na obra de Tchekhov, seus diálogos dizem pouco. A eloquência está nos solilóquios, chamados por Peter Szondi, em “Teoria do Drama Moderno”, de “lírica da solidão”, na qual existe uma liberdade nos silêncios, pausas e descontinuidade de tempo e espaço”, afirma o diretor.

A temporada vai até o dia 26 de maio, aos sábados às 21h e, domingos, às 19h. O Espaço Pequeno Ato fica na Rua Dr. Teodoro Baima, 78 - Vila Buarque - SP.