14 de março de 2019

A Utopia na Era da Incerteza

Foto: Paulo Drumond

Comemorando 25 anos de trajetória, a Cia. Lúdica, de São Paulo, ocupa o Centro Cultural Tendal da Lapa, entre os dias 23 de março e 5 de setembro, com o projeto "A Utopia na Era da Incerteza", contemplado pela 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
"A Utopia na Era da Incerteza" tem como inspiração o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman sobre o seu conceito a respeito do termo “líquido”, o qual sinaliza o mundo contemporâneo como o reflexo de uma sociedade líquida, em que praticamente tudo é descartável, volátil, nada é feito para ser sólido. As relações entre as pessoas tendem a ser cada vez menos frequentes, pouco duradouras e segregacionistas. A sociedade contemporânea não entende mais o progresso como um benefício para a coletividade, mas sim uma busca por vantagens individuais como objetivo principal. O ser dá lugar ao ter e o nosso é substituído pelo meu. Ao invés da esperança de um mundo feliz, ideal, de liberdade, de harmonia e felicidade entre os indivíduos (utopia), surgiram as distopias: decadência e desconstrução que vêm junto com desenvolvimento e progresso por meio do controle social e político dos habitantes.
Os espetáculos da temporada acontece todas às terças, quartas e quintas, às 14h; e aos sábados (duas vezes por mês), às 18h. Os ingressos são gratuitos.