4 de fevereiro de 2019

Mostra São Paulo de Cultura Indígena

Foto: Matheus Ferracioli

Dia 9 de fevereiro, às 19hs, acontece a abertura da Mostra São Paulo de Cultura Indígena - Guaranis e Kaingangs na Refinaria Teatral, na Zona Norte de São Paulo. Três comunidades indígenas de São Paulo irão realizar palestras, exposições e oficinas gratuitas. As exposições apresentarão fotos, vestuários, adereços, artefatos e artesanias de cada etnia. A mostra acontece todos os sábados até 2 de março e é gratuita. 

Participam duas comunidades da etnia Guarani Mbya: uma de Parelheiros, da aldeia Tekoa Kaliperty, liderado por Jera Poty Mirim e outra do Jaraguá, da aldeia Tekoa Yvy Porã, liderado por Thiago Henrique Vilar Martim. A etnia Kaingang é da aldeia Vanuire, do oeste paulista, liderado por Dirce Jorge. 

A iniciativa é do grupo Refinaria Teatral com o objetivo de criar mais um canal de fortalecimento de difusão da rica cultura indígena dentro do universo da cultura dos não índios. “Queremos dar voz para as comunidades indígenas”, comenta Daniel Alves Brasil, diretor da Refinaria Teatral. Essa ação faz parte do projeto do coletivo denominado "Teatro, uma pátria habitável". A mostra é também para o grupo Refinaria Teatral uma possibilidade contínua de vivência e intercâmbio com a cultura e tradições indígenas, aprofundando as investigações do coletivo sobre o corpo cênico do nativo brasileiro e sua maneira de fazer teatro, processo que o grupo teatral chama de "Encontro com o teatro de Pyndorama." O evento conta com a participação da ONG Opção Brasil, ONG que atua com as questões indígenas em grandes centros urbanos.