12 de fevereiro de 2019

Experimentando Clarice


Foto: Tati Wixler

As histórias de quatro livros infantis de Clarice Lispector (1920-1977) são narradas e interpretadas por Nino Belucci e Renata Augusto e ganham canções originais do músico Rafael Siqueira em "Experimentando Clarice". O projeto de narração de histórias é apresentado no Centro Cultural Santo Amaro, nos dias 13, 14, 21 e 22 de fevereiro, às 11h e às 15h, com entrada grátis.
A contação de histórias se insere em uma tradição oral rara e preciosa nos dias atuais, mas que resgata um antigo hábito em diversos países. Esse tipo de narrativa nos remete aos nossos avós e pais e às trocas afetivas.
Pouco explorada no universo de contação de histórias, Clarice Lispector aborda nos livros infantis A Vida Íntima de Laura, A Mulher Que Matou os Peixes, O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade, temas como perda, morte, zelo e família, de forma direta, singular e sensorial. A escritora cria um clima aconchegante e maternal entre ela e o leitor, deixando que os pequenos entrem em sua obra como se estivessem entrando na casa de uma pessoa muito próxima e querida.
As palavras, o tom adequado, a voz, a atitude corporal e o humor da companhia convidam o pequeno e o grande espectador a embarcar nos temas contados e cantados. Objetos como panelas, talheres e vasilhas são utilizados como instrumentos musicais; já poltronas, forninho elétrico e criado-mudo viram elementos cênicos. Toda casa potencialmente é um manancial de histórias, de brincadeiras e emoções, auxiliando a criança descobrir o potencial lúdico de um objeto comum do cotidiano. 

O Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes - fica na Avenida João Dias, 822, SP.