25 de fevereiro de 2019

Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul

Foto: Roberto Setton

Em cartaz no porão do Centro Cultural São Paulo (CCSP), "Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul" ganha uma sessão extra na terça-feira, às 21h. Dirigido pela brasileira Marina Vieira, o espetáculo do uruguaio Santiago Sanguinetti traz no elenco Abel Xavier, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez e Wallyson Mota.
A peça apresenta de maneira tragicômica uma geração criada após a queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética, que é bombardeada cotidianamente pela publicidade e pelo imaginário capitalista, não conseguindo mais pensar em outras formas de relação ou existência que não sejam pela eliminação absoluta do outro e pela destruição.
Essas pessoas são violentadas constantemente pelo imaginário neoliberal e globalizado da cultura de massa norte-americana, que digere tudo à moda fast-food, mas que intui que algo em tudo isso não está bem, não faz sentido. Apesar disso, não consegue encontrar vias para se articular, fazer política ou sequer entender as referências de pensamento que encontra brevemente nas estantes de algumas bibliotecas.
Na trama, quatro amigos tentam organizar um atentado contra a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Os desencontros e a falta de sentido dessa e de tantas outras ações revelam a idiotização de nossos tempos e a necessidade de buscarmos e discutirmos algum imaginário possível sobre os ideais de revolução que permearam a América Latina nos anos de 1960 e 1970. O texto uruguaio foi adaptado pelo grupo para o contexto brasileiro em conjunto com o dramaturgo Santiago Sanguitetti.
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Espaço Cênico Ademar Guerra – fica na Rua Vergueiro, 1000 - SP. Os ingressos são grátis e distribuídos na bilheteria 1 horas antes da sessão.