19 de junho de 2018

Teatro do Incêndio: da Terra ao Território


O Teatro do Incêndio lança livro no dia 22 de junho, às 20 horas, que registra os 22 anos de história do coletivo. Do processo de montagem de sua primeira peça, "Baal - O Mito da Carne", em 1996, até a conquista de sua sede própria, em 2017. O livro "Teatro do Incêndio: da Terra ao Território" mostra a trajetória do grupo em paralelo com a história política do país, refletindo sobre criação, teatro de grupo e modo de produção. A publicação também registra fatos de lutas internas para sobrevivência da Companhia.

Com críticas, resenhas e textos de nomes como José Celso Martinez Correa, Cida Moreira, Valmir Santos, Márcio Boaro, Daniel Ortega, Rodrigo Mercadante e integrantes do grupo, entre outros artistas que passaram pela companhia, o livro é composto por imagens e por escritos que foram organizados pelo diretor Marcelo Marcus Fonseca, fundador da companhia, em 1996.

"Teatro do Incêndio: da Terra ao Território" tem prefácio assinado por Antônio Carlos de Moraes Sartini, sendo ilustrado por 92 imagens captadas pelos fotógrafos Lenise Pinheiro, Bob Sousa, Giulia Martins, Marcos Lobo, Don Fernando, Pya Lima, Vânia Scharback e Antônio Marciano.

O lançamento é em parceria com a editora Córrego e faz parte do projeto "A Gente Submersa", contemplado pela 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.