Foto: Jennifer Glass
A peça "Canção Dentro do Pão" terá uma sessão especial no próximo dia 14 de junho, às 20hs, na qual ocorrerá o evento de lançamento do CD com a trilha sonora completa do espetáculo. Com música de Marcus Vinicius e Léo Nascimento, este disco reúne composições que são mais, muito mais, que um simples sublinhado da ação dramática. Por trás das letras irreverentes e da escolha de cada gênero musical, há, tal como na peça, "reflexão, há compromisso com a realidade,há consciência da marcha do Homem para transformar a História”, como escreve o maestro Marcus Vinicius, na apresentação do CD, até porque a peça, e o CD, tratam da fervura social às vésperas da Revolução Francesa.
Com direção de Bete Dorgam, o texto de Raimundo Magalhães Júnior é inspirado em uma passagem do romance “Jacques le Fataliste et Son Maitre” (Jacques, o Fatalista e Seu Amo) do escritor francês Denis Diderot. A temporada tem sessões sempre quintas, às 20 horas, e sextas às, 21 horas, até 29 de junho.
Ouvir o CD é ver, ou rever, a peça. Da marcha de abertura “Acorda Paris”, apreciando o bolero, propositalmente brega, “Chifres”, dançando o sonho dos sans-culotte no minueto “Madame Guilhotine” - enquanto o idiota só consegue imaginar que o mundo está aprontando alguma contra ele - e encerrando com a embolada “Embolée Finale” ao chamado:"Liberté, Egalité, Fraternité” (para ficar em poucos exemplos), o burlesco, o duplo sentido das palavras em francês, ou em português com sotaque francês, mais do que o gozo do inevitável riso farto, é sentir que "por trás dos quiproquós amorosos dos personagens e dos seus diálogos picarescos e aparentemente simplórios, aos poucos emergem contradições sociais, embates de classe, ambições coletivas e pessoais, crueldades políticas e outras mesquinharias que tais alpinistas sociais, atravessadores de vantagens, corretores de picaretagens, adesistas de primeira hora’’.
O Teatro Denoy de Oliveira fica na Rua Rui Barbosa, 323 - SP.