14 de junho de 2018

III SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas

Foto: Iago Leon

De 22 a 25 de junho, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta o "III SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas" com vários números musicais durante o dia e um total de 12 apresentações de música popular, folclórica e erudita. Os eventos acontecem no teatro com entrada franca. Serão vários tipos de harpas: clássica, koto (japonesa), paraguaia e céltica. Algumas são elétricas, outras acústicas.

Entre os destaques internacionais estão a soprano e instrumentista escocesa Zoe Vandermeer com repertório erudito. E dois paraguaios: Vivian Duré Prado que interpretará folclore latino-americano, música paraguaia e clássicos e Lucas Zaracho que é proveniente de uma longínqua cidade do 12º departamento de Ñeembacú. O harpista tem trilhado o caminho da arte com o projeto "Sonidos de la Tierra". Há um argentino, Dario Andino que se apresenta com o grupo Yassique traz 13 músicos, sendo 8 harpistas. O repertório é de MPB. 

Uma novidade deste ano é o espetáculo O Retrato de Dorian Gray, inspirada na estética da Belle Époque, com canções consagradas do rock. Toca nesse número a harpista Tatiana Henna com participações de Cristina Harumi (apresentação e bongô), Doug Almeida (violão), Nayane Spigoti (teclado) e Paulo Keller (vocais).

O Duo Mulheres em Harpa e Flauta (foto) tem Norma Holtzer Rodrigues na harpa que é formada em piano pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estudou harpa com Amalia Maresca em Montevideo no Uruguai. Ana Carolina Bueno é bacharel em flauta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A Burning Symphony traz harpas céltica e elétrica, violoncelo e bateria. No repertório muito rock, heavy metal, power metal e metal sinfônico.

O "III SPHarpFestival" acontece no CCBB São Paulo que fica na Rua Álvares Penteado, 112 - SP. As apresentações acontecem às sextas, domingos e segundas: 13h, 15h e 18h e aos sábado: 15h, 18h e 20h.